Como a tecnologia continua a nos surpreender, os designers estão constantemente trabalhando duro para explorar além dos espaços digitais para fornecer experiências novas e interativas para os visitantes. O designer de UI/UX, Rahul Chakraborty, resolve problemas com seus projetos digitais, e nos dá dicas refrescantes que levam a união da marca e do público-alvo além das telas dos celulares e computadores.

“A Web pode ter um design mais bonito para interagir.”

A geração atual está crescendo com a tecnologia da web. Desde criança, tudo está literalmente a um “toque” de distância, sejam jogos educativos, currículos escolares, projetos ou videogames. O que para eles, ao contrário de ser um empecilho, se torna mais interessante. É essa curiosidade e amor pelas mídias digitais que as tornam uma preferência para muitos jovens designers hoje. O mundo da web é atualmente o campo mais diversificado, sendo assim mais interessante para explorar.

“O design digital pode melhorar a experiência do usuário, aproximando-o do produto.”

O espaço web nos últimos anos teve um enorme impacto em nossas vidas diárias. As pessoas preferem coisas que economizam tempo. Uma pequena prova disso pode ser vista no fato de que um “Emoji” foi escolhido como a palavra do ano em 2015, pela primeira vez!

Cada produto agora é julgado pela experiência que é capaz de fornecer ou, em outras palavras, como é utilizável por meio de estética, usabilidade, ergonomia e acessibilidade. Em um meio tão competitivo, o foco inicial está na estética, já que um produto atraente à primeira vista cria a impressão de um ótimo produto. Mas outros fatores também precisam ter a mesma atenção para alcançar um resultado equilibrado.

“Crie sua pasta de inspiração para design!”

Para muitos designers, suas inspirações são os maravilhosos trabalhos da comunidade de design. Seja navegando em sites de redes sociais ou comunidades de design, não é tão difícil encontrar inspiração. Assim como os escritores preferem carregar um “livro de pensamentos” onde escrevem suas idéias sempre que se sentem inspirados, os designers podem criar uma “pasta de design” e salvar obras que consideram inspiradoras para referência futura. Esta etapa da criação pode significar “encontrar o caminho através das migalhas de pão”. Pedaços de elementos de projetos que valem a pena podem ser usados para o projeto em que se está trabalhando, combinando-os completamente (digamos, cores/fontes/efeitos) ou às vezes pode-se chegar a um material inteiramente novo baseado neles.