O marketing digital é o uso da internet, dispositivos móveis, mídias sociais, mecanismos de pesquisa e outros canais para alcançar os consumidores. Alguns especialistas em marketing consideram o marketing digital um empreendimento inteiramente novo, que exige uma nova maneira de abordar os clientes e novas formas de entender como os clientes se comportam em comparação com o marketing tradicional.

Entendendo o Marketing Digital

O marketing digital tem como alvo um segmento específico da base de clientes e é interativo. O marketing digital está em ascensão e inclui resultados de pesquisa, anúncios por e-mail e tweets promovidos – qualquer coisa que incorpore marketing com feedback de clientes ou interação bidirecional entre a empresa e o cliente.

O marketing na Internet (ou markteting on-line) é diferente do marketing digital. O marketing na Internet é uma publicidade exclusivamente na internet, enquanto o marketing digital pode ser realizado por telefone, plataforma de metrô, videogame ou por meio de um aplicativo para smartphone.

Na linguagem do marketing digital, os anunciantes são comumente chamados de fontes, enquanto os membros dos anúncios segmentados são comumente chamados de receptores. As fontes frequentemente têm como alvo receptores altamente específicos e bem definidos. Por exemplo, depois de estender as horas da madrugada de muitos de seus locais, o McDonald’s precisava divulgar a notícia. Ele segmentava trabalhadores por turnos e viajantes com anúncios digitais, porque a empresa sabia que essas pessoas compunham um grande segmento de seus negócios noturnos. O McDonald’s os incentivou a fazer o download de um novo aplicativo localizador de restaurantes, usando para isso anúncios colocados em caixas eletrônicos e postos de gasolina, bem como em sites que os clientes costumam acessar à noite.

Canais de Marketing Digital

  • Marketing de sites: o site é a peça central de todas as atividades de marketing digital. Sozinho, é um canal muito poderoso, mas também é o meio necessário para realizar uma variedade de campanhas de marketing on-line. Um site deve representar a marca, produto e serviços de forma clara e memorável. Deve ser rápido, compatível com dispositivos móveis e fácil de usar.
  • Publicidade Pay-Per-Click (PPC): A publicidade PPC permite que você alcance usuários da internet em várias plataformas digitais através de anúncios pagos. Você pode configurar campanhas PPC no Google, Bing, LinkedIn, Twitter, Pinterest ou Facebook e exibir seus anúncios para pessoas que pesquisam termos relacionados a seus produtos ou serviços. As campanhas de PPC podem segmentar os usuários com base em suas características demográficas (idade, gênero, etc.) ou até mesmo em seus interesses ou locais específicos. As plataformas PPC mais populares são o Google Ads e o Facebook.
  • Marketing de Conteúdo: O objetivo do marketing de conteúdo é atingir os clientes em potencial por meio do uso de conteúdo. O conteúdo é geralmente publicado em um site e, em seguida, promovido através de mídias sociais, e-mail marketing, SEO ou até mesmo campanhas de PPC. As ferramentas de marketing de conteúdo incluem: blogs, e-books, cursos on-line, infográficos, podcasts e webinars.
  • E-mail Marketing: O marketing por e-mail ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes. Muitas pessoas confundem e-mail marketing com mensagens de spam que todos recebemos todos os dias, mas não é isso que e-mail marketing significa. O marketing por e-mail é o meio para entrar em contato com seus clientes em potencial ou com as pessoas interessadas em sua marca. Muitos profissionais de marketing digital usam todos os outros canais de marketing digital para adicionar leads às suas listas de e-mail e, em seguida, por meio do marketing por e-mail, criam funis de aquisição de clientes para transformar esses leads em clientes.
  • Marketing de redes sociais: o principal objetivo de uma campanha de marketing de redes sociais é conscientizar as pessoas da existência da marca, criando confiança social, mas quanto mais você se aprofundar no marketing de redes sociais, mais você poderá usá-la para obter leads ou até mesmo como um canal de vendas diretas.
  • Marketing de afiliados: O marketing de afiliados é uma das formas mais antigas de marketing, e a internet trouxe nova vida a esse velho padrão. Com o marketing de afiliados, você promove produtos de outras pessoas e recebe uma comissão toda vez que faz uma venda ou apresenta um lead. Muitas empresas bem conhecidas, como a Amazon, têm programas afiliados que pagam milhões de dólares por mês para sites que vendem seus produtos.
  • Marketing de vídeo: o YouTube se tornou o segundo mecanismo de pesquisa mais popular e muitos usuários recorrem ao YouTube antes de tomar uma decisão de compra, para aprender algo ou simplesmente para relaxar. Existem várias plataformas de marketing de vídeo, incluindo vídeos do Facebook, Instagram e Vimeo, onde se é possível executar uma campanha de marketing de vídeo. As empresas obtêm o maior sucesso com o vídeo ao integrá-lo a campanhas de SEO, marketing de conteúdo e marketing social.
  • Mensagens SMS: Partidos políticos e candidatos usam mensagens SMS para enviar informações positivas sobre seus candidatos e mensagens negativas sobre seus oponentes.

Desafios do Marketing Digital

O marketing digital apresenta desafios especiais para seus os profissionais dessa área. Os canais digitais estão se proliferando rapidamente, e os profissionais de marketing digital precisam acompanhar como esses canais funcionam, como são usados ​​pelos receptores e como usar esses canais de maneira eficaz para comercializar seus produtos. Além disso, está se tornando mais difícil captar a atenção dos receptores, porque estes estão cada vez mais inundados com anúncios concorrentes. Os profissionais de marketing digital também acham difícil analisar os enormes volumes de dados que capturam e, em seguida, explorar essas informações em novos esforços de marketing.

O desafio de capturar e usar os dados efetivamente destaca que o marketing digital requer uma nova abordagem de marketing baseada em uma nova compreensão do comportamento do consumidor. Por exemplo, pode ser necessário que uma empresa analise novas formas de comportamento do consumidor, como os likes do Facebook e os tweets do Twitter.