Quando pequenos negócios começam seu foco é, muitas vezes, como obter o primeiro grupo de clientes em seu local físico. Eles podem escolher formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos e mala direta ou até mesmo grandes outdoors na beira da estrada. Podem acreditar que, como sabem que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho até eles.

Embora essa estratégia possa trazer uns poucos negócios, há uma maneira melhor e mais fácil. Pequenas empresas devem considerar o imenso mercado de prospecção online. Nenhum negócio pequeno, por mais novo que seja, deve ignorar esse vasto mercado.

Benefícios do Marketing Digital

O grupo de clientes em potencial que são encontrados na internet é um grupo muito maior de pessoas do que você pode atrair localmente. Usando o marketing digital, você pode alcançar um público enorme de uma maneira muito mais econômica e mensurável.

Outros benefícios do marketing digital incluem:

  • A capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando;
  • A capacidade de alcançar um mercado global;
  • Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos dinheiro do que os métodos tradicionais de marketing;
  • Conheça o seu público e permita que ele o conheça, o que pode ajudar a criar fidelidade à marca;
  • Você pode acompanhar as respostas aos seus esforços de marketing imediatamente.

Você está adiando o marketing digital?

Por que você escolheria adiar a decisão de investir seu tempo e esforço preciosos de forma mais efetiva no marketing digital? Diferentes proprietários de pequenas empresas podem apresentar várias razões para evitar essa forma de marketing mas, no final, todos eles se resumem apenas em procrastinação.

Às vezes, as pequenas empresas acreditam que não têm tempo nem dinheiro para serem competitivas na internet. Eles acham que não podem enfrentar tantos desafios de uma só vez e que ainda estão aprendendo como funcionam os negócios em geral. Muitos deles podem preferir levar as coisas devagar e manter uma ou duas formas básicas de publicidade, supondo que seus negócios evoluirão com o passar do tempo.

Eles podem até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Como eles são pequenos, podem achar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Esta não é uma abordagem eficaz. Nunca há uma garantia de que sua empresa atrairá clientes apenas por existir e, mesmo que isso aconteça, você pode não atrair tantos clientes quanto precisar para tornar seu negócio lucrativo.

Seus clientes estão na internet

Você tem evitado o marketing digital simplesmente porque acha que não está pronto? Você acha que só precisa de um tempo para se estabelecer e então descobrir o marketing digital?

O problema com essa abordagem é que seus clientes atuais e clientes em potencial já estão na internet. Agora mesmo. Hoje. Há uma boa chance de eles já estarem à procura de um negócio como o seu mas, se não conseguirem encontrá-lo facilmente, provavelmente escolherão outra pessoa.

É assim que as pessoas fazem negócios hoje. Quando alguém tem interesse em seu negócio, seja em seu nicho em geral ou se está curioso sobre sua marca, a primeira coisa que farão é pesquisar on-line e ver o que eles podem descobrir sobre você.

Eles esperam encontrar você lá com um site e uma presença na mídia social. Eles podem estar procurando por avaliações para saber o que outras pessoas estão dizendo sobre sua empresa e se é um bom lugar para fazer negócios.

Se um cliente em potencial não puder encontrá-lo no meio digital, ele poderá concluir que sua empresa não parece ser legítima. Há uma boa chance de que muitas desses possíveis clientes possam decidir não levar o seu negócio a sério e assim eles vão rapidamente para outro lugar.

E depois de tomar essa decisão provavelmente não voltarão.

Seus concorrentes estão na internet

Para o seu negócio ser bem sucedido, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso. Pense neles não apenas como alguém que você está planejando vencer, mas como pessoas que têm algo para lhe ensinar.

Quando você olha o que seus concorrentes estão fazendo, você terá uma ideia do que está funcionando ou não. Muito provavelmente, qualquer que seja o seu tipo de negócio, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web. Que tipo de conteúdo eles estão usando? Eles estão escrevendo muito ou estão usando muitos gráficos e vídeos?

Como eles comunicam sua marca e o que os torna únicos? Quão bem eles se envolvem com o público? Você acha que pode fazer melhor? Você não poderá se não participar das competições no mundo digital.

Se seus clientes em potencial começarem a pesquisar um negócio semelhante ao seu e conseguirem encontrar o site de seus concorrentes ao invés do seu, sua empresa nem está concorrendo. Seus clientes em potencial não podem escolher você se eles não souberem sobre você. Nesse cenário, seus concorrentes acabaram de chegar na sua frente, independentemente do site deles ser bom ou mesmo ter uma mensagem clara.

Seja acessível aos seus clientes

É claro que, no mundo digital de hoje, o primeiro lugar em que o consumidor médio procura o que deseja é na internet. Seja qual for o produto ou serviço que eles estejam procurando, provavelmente começarão sua pesquisa com o Google. Se você não tem presença on-line, você não será encontrado e não poderá competir.

Se você tem uma presença on-line mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar, e são encontrados primeiro, você ainda pode não ser encontrado. Além de criar um site, o aprendizado de otimização de motores de busca (SEO) é uma estratégia que pode ajudá-lo a avançar na concorrência apenas por ser o primeiro nome encontrado por um possível cliente em uma pesquisa do Google com palavras-chave que podem direcioná-lo para sua empresa.

Perguntas simples para as quais seus clientes em potencial podem querer respostas rápidas devem ser facilmente descobertas on-line, como onde você está, quais são seus horários e no que você é especialista. Ao olhar para o seu site e sites de seus concorrentes lado a lado, seus clientes potenciais devem ser capazes de comparar horarios, preços, ofertas especiais e muito mais.

É por isso que é imperativo que você saiba o que seus concorrentes estão fazendo. Seus clientes em potencial já estão verificando você e seus concorrentes. Eles já estão comparando vocês uns contra os outros. O que eles estão descobrindo?

Deixe que os clientes venham até você

Pense no marketing digital como uma maneira de se tornar acessível às pessoas que você está tentando alcançar para oferecer seus produtos e serviços. O escopo do seu negócio pode ir além das suas paredes. Você é capaz de atrair um público muito maior do que você poderia se apenas atendesse clientes locais.

Ao criar uma presença na web, sua empresa está aberta aos negócios, mesmo quando está fechada. Você pode criar uma atmosfera em que seus clientes possam vir a você a qualquer hora do dia ou da noite.

Para sua conveniência, os clientes e clientes em potencial podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em sua vitrine. Os clientes em potencial que não têm como chegar fisicamente a você ainda podem fazer negócios com você, sejam eles limitados por deficiência, transporte ou simplesmente por morar longe demais.

Conheça o seu público-alvo

O marketing digital permite que você se envolva com seus clientes em potencial. Você pode gradualmente conhecê-los e o que eles esperam encontrar. Em mídias sociais ou em um blog, você pode iniciar uma conversa. Faça uma pesquisa ou tente conhecê-los. Preste atenção aos comentários deles ou às respostas deles às pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você pode começar a conhecer o que elas estão procurando. Onde está a dor deles? O que os mantém acordados à noite? Quais soluções você pode oferecer a elas? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital permite ferramentas e métodos para descobrir quem são realmente seus clientes.

Desta forma, você começa a construir um relacionamento com seus clientes. Você se torna muito mais que um negócio. Você se torna um parceiro confiável. É muito mais provável que as pessoas comprem de empresas das quais já compraram.

Conclusão

Poucas formas de publicidade são tão rentáveis ​​quanto o marketing digital. Pequenas empresas freqüentemente tentam fazer o máximo possível com um orçamento pequeno. Muitas formas de marketing digital permitem que você comunique sua marca e alcance um público-alvo amplo, mesmo quando o orçamento é muito limitado.

Em comparação com a publicidade na TV, rádio ou mala direta, o marketing digital custa consideravelmente menos e, ao mesmo tempo, atinge um público muito mais amplo. Usar o marketing digital para promover sua pequena empresa ajudará você a ter uma chance muito maior de sucesso nos negócios.