Para os designers gráficos, uma mudança de carreira para o design digital faz sentido. A mudança para plataformas on-line de quase todas as mídias tradicionais significa que os designers qualificados com um olho para o digital estão em alta demanda. É claro que a maioria dos designers gráficos se sentirá habilidoso em design digital, isso se eles já não se denominarem designers digitais. Quase todo o design gráfico moderno é feito digitalmente usando programas como Photoshop e Illustrator.

A maioria das mídias convencionais está aderindo ao mundo on-line, especialmente aquelas que dependem, em grande parte, do design gráfico. Revistas, jornais, televisão e, em particular, anunciantes estão todos mudando para a internet.

Esses meios tradicionais enfrentam muitos desafios na mudança on-line. É um mercado cada vez mais concorrido, com competição constante pela atenção do cliente. Destacar-se em tal espaço requer conteúdo excepcional e experiências do usuário produzidas por designers digitais.

Movimento

Revistas e jornais percebem que não podem simplesmente transferir sua cópia impressa estática para um site e esperar sobreviver. O New York Times exemplificou isso com o inovador artigo “Snowfall”, que mistura mídia tradicional e digital. Mas, na verdade, isso deve ser visto apenas como um primeiro passo tímido na reinvenção completa do conteúdo on-line.

Interatividade

Os navegadores da Web não apenas oferecem aos designers a capacidade de incluir efeitos de movimento e rolagem no seu conteúdo original. O HTML 5 incorpora uma enorme variedade de utilidades que precisam ser aplicadas nos sites atuais. Os aplicativos também precisam de designs específicos para suas funcionalidades particulares.

Os designers digitais precisam não apenas incorporar as propriedades interativas da Web em seu design, mas também trabalhar com redatores em uma abordagem holística, mesclando conteúdo, texto e design de maneiras completamente novas.

Experiência do usuário

Os designers digitais enfrentam um grande desafio ao equilibrar a simplicidade da experiência do usuário com as novas técnicas de design. Um UX interessante e inovador pode atrair uma multidão para um site, mas apenas se esse interesse e inovação não forem a custo de sacrificar a facilidade de uso. A longo prazo, os usuários sempre irão preferir navegação fluida a visuais super-elaborados.

Branding

A publicidade foi a pedra angular da mídia off-line e permanece tão importante quanto na mídia on-line. O império do Google é baseado na receita de anúncios e é a força vital da maioria dos principais sites de mídia. Mas a natureza do mercado mudou no com a movimentação online. Muitos gigantes da mídia se esforçaram para se ajustar, criando uma oportunidade para marcas menores e mais inventivas tomarem o seu lugar.

Os designers digitais precisam trazer todas as suas habilidades para desenvolver projetos inovadores de branding que capitalizam os formatos de publicidade on-line e dão às empresas o maior retorno sobre seus investimentos.

Excitar. Inovar.

O design digital está na vanguarda da revolução digital. Ele está impulsionando conceitos de design digital e experiências do usuário de websites e aplicativos para campanhas de marketing digital. Mas isso é apenas o começo. Os designers digitais de amanhã projetarão nossas experiências digitais de hologramas para interfaces de realidade virtual. Em suma, é uma indústria interessante e inovadora para se trabalhar.